sábado, 25 de abril de 2009

Benefícios da musculação e o envolvimento de anabolizantes na atividade física

A musculação é um dos exercícios físicos mais praticados no Brasil e vem crescendo entre os mais jovens e a terceira idade, na busca de melhor condicionamento. Hoje em dia, o número de pessoas que aderem a esse esporte aumentou gradativamente e o indicado, é o exercício com pesos, sendo esta a melhor maneira de ganhar massa muscular. Uma grande vantagem é poder treinar cada grupo muscular separadamente conforme a necessidade. Assim, é intensamente utilizado como forma de reabilitação até na terceira idade. Sua prática correta e orientada por um profissional competente, traz resultados surpreendentes e importantes na redução do risco de lesões. Uma hora de musculação de baixa carga queima aproximadamente 230 calorias. A busca de um corpo escultural tem aumentado cada vez mais, podendo-se dizer que acabou virando moda entre jovens e adultos, homens e mulheres. E essa ansiedade de alcançar a forma perfeita, acabou gerando um certo "preconceito" entre a sociedade, devido ao uso de medidas tóxicas como os ´anabolizantes´. Essas toxinas surtem vários efeitos secundários em consumidores que não necessitam do mesmo, como o crescimento anormal das mãos, face e pés dentre outras deformações ósseas e doenças como diabetes, distúrbios na tiróide, aumento das glândulas mamárias dos homens, problemas cardíacos graves, doença de Creutzfeldt-Jakob (equivalente humano da doença das vacas loucas), suores e oleosidade na pele.
VOCÊ JÁ FEZ UMA AVALIAÇÃO FÍSICA?

SABE QUAL É SEU IMC?

SEU PERCENTUAL DE GORDURA?

SUA FORÇA MÁXIMA DINÂMICA?

SUA CAPACIDADE CARDIORESPIRATÓRIA?

FAÇA SUA AVALIAÇÃO FÍSICA E COMEÇE JÁ UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS !!



SE INTERESSOU? PARA SABER MAIS ENTRE EM CONTATO
34691979 / 81321421 academiakidjofre@hotmail.com



JAMES TONELLI
Personal Trainer CREF/SP 055783

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ALONGAMENTO X FLEXIBILIDADE

Flexibilidade: capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento (BARBANTI,1994). É a capacidade e a característica de um atleta de executar movimentos de grande amplitude, ou sob forças externas, ou ainda que requeiram a movimentação de muitas articulações (WEINECK,1999). Capacidade de mover os músculos e articulações em todas as amplitudes de movimento, com característica específica e pode ser otimizada com o treinamento. (ALTER, 1999).
Alongamento: é o processo aumentar o comprimento muscular (ALTER, 1999). Segundo Dantas (2005) alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtido e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível.

Benefícios do alongamento
(MARTINS, 2004; ALTER, 1999)
*Aumenta e/ou mantêm a flexibilidade;
*Reduz tensões musculares;
*Beneficia a coordenação;
*Aumentar o relaxamento muscular e melhorar a circulação sangüínea;
*Evita ou elimina encurtamento músculo-tendíneo;
*Melhora a postura e atenção;
*Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga.

Tipos de alongamento
(DANTAS, 1999; ALTER, 1999)
Ativo: máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária.
Passivo - máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através de auxilio externo.
Ambos podem ser dinâmicos ou estáticos.
Facilitação Neuro-muscular Proprioceptiva (FNP): caracteriza-se por envolver duas ou mais fases onde há alternância de exercícios ativo e passivo, objetivando conseguir um grau de amplitude articular maior do que o habitual, às custas do relaxamento da estrutura contrátil muscular (GHORAYEB & BARROS, 1999).

O alongamento feito antes de uma atividade não previne lesões, o alongamento produz pequena e não significativa redução na dor pós treinamento, o alongamento dinâmico aumenta o desempenho muscular, o alongamento estático para preparação de atividades de força e explosão não são apropriados, prejudicando o rendimento.

Dicas

- Mantenha a postura pelo menos por 30 segundos. (ROSARIO,MARQUES, MALUF,2004)
- O alongamento deve ser sempre agradável e respeitar a individualidade de cada um. (DANTAS, 1999)
- A respiração é fundamental (relaxamento muscular)
- Mantenha uma boa postura durante a prática do alongamento.
- Alongue-se com regularidade.
- Faça massagens e exercícios de soltura do músculo.
- recursos térmicos em associação ao alongamento podem auxiliar na melhora da flexibilidade (PINFILD e PRADO,2004).

CIRCUITO DE VALE-TUDO AMADOR

As regras do Circuito de Vale-Tudo Amador foram desenvolvidas com o objetivo primeiro de preservar a integridade física dos atletas e estimular o desenvolvimento técnico dos mesmos. Por esse motivo, em todos os combates é obrigatório o uso de protetores de cabeça, caneleiras, luvas especiais, protetores genitais e protetores bucais.
O combate em pé:Enquanto em pé, os lutadores poderão trocar socos, chutes e joelhadas (somente no corpo), preservando sempre a parte de trás da cabeça e órgãos genitais. Cotoveladas, de qualquer natureza, não são permitidas.
O combate no chão:No solo os lutadores não podem trocar golpes na cabeça. Socos e joelhadas são permitidos apenas na região do tronco e pernas, os chutes apenas nas pernas. e Joelhadas no cox e cotoveladas de qualquer natureza não são permitidas.
Golpes não permitidos:
Pisões não são permitidos em qualquer região do corpo.
Chaves cervicais e chaves com rotação de joelho também não são permitidas em hipótese alguma.
Bate-estaca, pilão e quedas que intencionalmente projetem o oponente de cabeça ou com a cervical no chão também não são permitidas.
Estão proibidos ataques com dedos nos olhos ou em qualquer orifício do corpo, ataque à garganta e órgãos genitais, asfixia mecânica com as mãos, mordidas, segurar orelhas e cabelo ou a manipulação de dedos do oponente durante o combate.
O calcanhar não pode ser utilizado para atacar o oponente quanto este estiver dentro da guarda na luta de solo.
Pedaladas só podem ser aplicadas quando o oponente estiver em dois apoios.
Atletas Participantes: Os atletas participantes têm que ser graduados em alguma modalidade de luta ou arte marcial e precisam, necessariamente estar representados por um técnico ou professor reconhecido pela organização do evento. Menores de 18 anos precisarão ainda preencher documento com autorização expressa de seus responsáveis legais.
Categorias por idade e peso:O Circuito Nacional de Vale-Tudo Amador foi idealizado para permitir a iniciação de atletas a partir de 14 anos na modalidade, devidamente paramentados e autorizados por seus professores e responsáveis legais.
Os menores de 18 anos serão divididos em duas categorias etárias. A primeira exclusivamente para atletas entre 14 e 15 anos e a segunda dedicada a atletas na faixa entre 16 e 17 anos. Acima de 18 anos estarão todos na mesma categoria etária, prevalecendo apenas a divisão por pesos até 50kg, até 55kg, até 60kg, até 65kg, até 70kg, até 75kg, até 80kg, até 85kg, até 90kg, até 95kg, até 100kg, até 110kg, até 120kg e acima de 120kg. Há ainda a Categoria Máster para atletas acima de 35 anos.
Além das faixas etárias e categorias de peso, os atletas serão classificados, de acordo com sua experiência, conforme os níveis abaixo:
Classe Especial – Atletas com mais de uma luta profissional que queiram participar do CircuitoCategoria A - atletas acima de quatro lutas amadoras no Circuito e/ou uma profissional (Muay Thai/Vale-Tudo) / atletas com graduação de faixa-preta em qualquer modalidade.Categoria B – atletas com até quatro lutas amadoras no CircuitoCategoria C – estreante não faixa-preta
Tempo de luta:Os combates nas categorias B e C, independente das faixas etárias, terão sempre dois rounds de 3 minutos por 60 segundos de descanso.Os combates da categoria A e Classe Especial terão sempre três rounds de 3 minutos por 60 segundos de descanso.
Pesagem e segundos:A pesagem dos atletas será feita no dia do evento até no máximo meia hora antes da luta. Será dada uma tolerância de até 1,5kg. O atleta que estiver fora do peso estará passível de desclassificação, perdendo o valor da inscrição e a pontuação. Cada atleta poderá ter no máximo dois segundos em seu córner.
Contagem de pontos:Os combates serão julgados com base no desempenho de cada atleta round a round e levando em consideração a evolução dos mesmos durante o desenrolar da luta. O Objetivo de cada atleta deve ser buscar o Knock out ou a finalização para definir o combate. Os árbitros orientarão o combate para que ele seja sempre o mais dinâmico possível.
Contagem - Em caso de Knock Down ou desorientação do atleta, o árbitro central abrirá contagem protetora. Recuperando-se antes da contagem chegar em 10 o arbitro consultará o córner e combate se reiniciará com vantagem para o oponente. Em caso de a contagem protetora ser aberta pela terceira vez em um mesmo round, o combate será encerrado com a decretação do Knock out técnico.
Catch - Se um atleta for pego em uma tentativa de finalização interpretada como golpe perfeito, ou justo, pelo árbitro, será decretado o Catch. Caso o árbitro interprete que há perigo eminente de lesão, poderá interromper o combate e decretar o knock out técnico. Cada Catch significa vantagem similar a um Knock Down para quem encaixou o golpe. Se um atleta sofrer o terceiro Cacth dentro de um mesmo round terá o seu knock out técnico decretado.
* Catches e Knock Downs combinados em um total de 3 no mesmo round também resultam em knock out técnico.
Advertências e desclassificação – O árbitro poderá advertir o lutador e seu córner a qualquer momento do combate. A partir da terceira advertência o árbitro já pode retirar um ponto do lutador advertido. Isso não significa que o árbitro precise necessariamente chegar à terceira advertência para retirar um ponto ou até desclassificar um atleta. Se julgar que houve uma falta grave, desrespeito à sua autoridade, aplicação de golpe ilegal intencional, ou ainda não intencional mas que impossibilite a continuidade do combate, o árbitro poderá retirar pontos ou desclassificar o atleta, independente de já o ter advertido anteriormente.
Ranking
A cada luta os atletas vão acumulando pontos para a formação de um ranking que vai determinar os finalistas do circuito no final do ano de 2008. Uma vitória por finalização ou knock out conta 4 pontos. Vitória por decisão conta 3 pontos e derrota conta 1 ponto. Em caso de empate, cada lutador acumula 2 pontos.
Inscrição e Premiação:Além da documentação exigida os atletas terão que pagar uma taxa de R$ 35 para cada etapa do circuito que se inscreverem. Os vencedores receberão os pontos do ranking, medalha de ouro e um kit oferecido por um dos apoiadores do circuito. Os perdedores receberão medalha de participação, um ponto no ranking e kit de participação oferecido por um dos apoiadores do evento.
O evento não se responsabiliza por passagem, hospedagem e alimentação dos atletas.

domingo, 19 de abril de 2009

STUDIO KID JOFRE PERSONAL

CENTRO DE TREINAMENTO PERSONALIZADO

AULAS PERSONALIZADAS DE:
Surf Alongamento
Hidroginástica Programa M.D.P.
Power Circuit Training Treinamento Funcional
Ginástica Tonelli Boxe - MMA
PowerYoga Defesa Pessoal

HORA MARCADA

HORÁRIOS FLEXÍVEIS

DESCONTOS ESPECIAIS PARA GRUPOS

AVALIAÇÃO FÍSICA E POSTURAL TRIMESTRAL

TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA
PÚBLICO ESPECIAL
(Cardíacos, Diabéticos, Hipertensos, Obesos, Sedentários, Crianças, Idosos e Atletas)

VOCÊ ACHA MUITO CARO TER UM PERSONAL TRAINER?!?
ENTRE EM CONTATO E DESCUBRA O CONTRÁRIO!! TENHA UM PERSONAL POR PREÇO DE ACADEMIA!!

RUA LIMA MACHADO 486, PQ BITARU, S.V./SP

(13) 33299776 – 34691979
academiakidjofre@hotmail.com
Professor James Tonelli Cref 055783 (13) 81321421

quinta-feira, 16 de abril de 2009

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA

A cineantropometria é a ciência que estuda as medidas do homem, teve sua primeira conceituação no Congresso Internacional das Ciências da Atividade Física, realizado em Montreal, em 1976, onde foi definida como “a aplicação de medições para o estudo do tamanho, forma, proporção, composição, maturação e crescimento com o objetivo de ajudar a entender o movimento humano no contexto do crescimento, exercício, performance e nutrição com aplicação direta na medicina, educação e administração com respeito pelos direitos individuais no serviço da humanidade”.
O objetivo maior da avaliação da aptidão física é a medida do homem, com vistas ao desempenho motor, em uma variedade de perspectivas. Para isso necessita-se de testes precisos e adequados para analisar corretamente os resultados e empregá-los de maneira certa.
As avaliações físicas identificam o estado atual de condicionamento físico tanto muscular como cardiorespiratório e analisam o percentual de gordura corporal.
Dobras Cutâneas são medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em algumas fórmulas já estabelecidas consideradas como padrão através de vários estudos, pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.
Testes Neuromusculares verificam a resistência de grandes grupos musculares durante 1 minuto de exercícios repetidos em máxima velocidade.
Os objetivos principais da avaliação da aptidão física são:
* Avaliar o estado do indivíduo ao iniciar um programa de exercícios;
* Detectar deficiências, permitindo uma orientação no sentido de superá-las;
* Auxiliar o indivíduo na escolha de uma atividade física que, além de motivá-lo possa desenvolver suas aptidões;
* Impedir que a atividade física seja um fator de agressão;
* Acompanhar o progresso do indivíduo;
* Selecionar elementos de alto nível para integrar equipes de competição;
* Estabelecer e reciclar o programa de treinamento;
* Desenvolver pesquisa em Educação Física e;
* Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos indivíduos.
Para iniciar um programa de treinamento é de suma importância que uma boa avaliação da aptidão física seja desenvolvida por profissional capacitado, para que os dados coletados sejam interpretados de forma correta e auxiliem o indivíduo a obter o máximo de benefícios da modalidade escolhida, seja ela qual for.

VO2 CONSULTORIA - Avaliação da Aptidão Física

Tabela de Preços
Composição Corporal – R$ 15,00 Protocolos:
3 dobras-Masc 18-61 anos Fem 18-55 anos
3 dobras-Masc / Fem – 18-30 anos
4 dobras-Masc / Fem – 7-17 anos
4 dobras-nadadores Masc 18-25 anos
7 dobras-Masc 18-61 anos Fem 18-55 anos
3 circunfêrencias-Maiores de 16 anos

Cardiorespiratoria – 25,00 Protocolos:
Protocolo Astrand-ciloergômetro-Maiores de 11 anos
Teste de Cooper-campo-Maiores de 12 anos
Protocolo de 1000 m-campo- 8-11 anos
Protocolo de Bruce/Foster-esteira-Adolesc. e Adulto
Protocolo de Balke-cicloergôm-Adolesc.e Adulto
One Mile Walking Test-campo-30-69 anos
Single stage Walking Test-esteira 20-59 anos
Teste 9 minutos (Cooper)-campo- 5-13 anos

Neuromotores – R$ 15,00 Protocolos:
Flexibilidade
Abdominais
Flexão de Braço
Agilidade (shuttle-run)
Impulsão Vertical
Impulsão Horizontal
Aremesso Medicine Ball

Teste Velocidade (Anaeróbio) – R$ 15,00 Protocolos:
Teste 40 Segundos
Teste 20 metros

Atendimento com hora marcada!
entre em contato vo2consultoria@hotmail.com Prof James Tonelli 81321421/34691979

Esteróides anabolizantes e seus efeitos para a saúde



O uso de drogas para aumentar a massa muscular e/ou melhorar a performance esportiva tem sido amplamente discutido e condenado nos meios de comunicação, e é sempre tema de intensos debates. Apesar disso, é surpreendente ver como pouquíssimas pessoas sabem realmente o que são essas drogas, o que elas fazem e quais são os verdadeiros efeitos colaterais.
Podemos dizer que os esteróides anabólicos (conhecidos também como bombas ou anabolizantes) são materiais sintéticos similar à testosterona. A testosterona apesar de ser um "hormônio masculino" é encontrada tanto em homens como em mulheres, onde é encontrada em uma quantidade inferior.

A testosterona tem 2 efeitos diferentes no corpo: um efeito androgênico, que influencia as características sexuais masculinas tais como o aumento do pênis e dos testículos, mudanças na voz, crescimento de pêlos na face, axila e áreas genitais, e aumento da agressividade e um efeito anabólico, que influencia coisas como aumento da massa muscular, força, velocidade de recuperação dos músculos e controle dos níveis de gordura corporal. Os esteróides anabólicos foram projetados de tal forma que se diferenciem da testosterona pelo aumento do efeito anabólico e diminuição do efeito androgênico.

Embora muitas dessas drogas possam ser obtidas legalmente em farmácias de manipulação, mediante receita médica, a maioria costuma ser conseguida ilegalmente do ponto de vista comercial, ou seja, contrabandeadas. Não existe ilegalidade na receita e no uso de drogas anabolizantes em geral, visto que essas drogas somente são proibidas pela legislação do "anti-doping" esportivo e portanto de uso ilegal apenas para atletas de competição. As drogas falsificadas não produzem os efeitos pretendidos e, o que é muito pior, são produzidas sem controle de higiene. Para aumentar o número de usuários, as pessoas que comercializam ilegalmente as drogas anabolizantes freqüentemente argumentam com seus clientes que "sabendo usar, não faz mal" (SANTARÉM, 2007).

Dentre outras coisas, os esteróides anabólicos trazem as seguintes conseqüências para o corpo:
· Aumentam a capacidade do corpo de utilizar a proteína, permitindo ao atleta treinar com maior intensidade sem perder massa muscular
· Aumentam a capacidade do corpo de desenvolver massa muscular
· Aumentam a capacidade de o corpo ganhar força
· Aumentam a capacidade de o corpo desenvolver resistência
· Atuam como anti-inflamatórios, ajudando tanto a prevenir como a curar machucados.

Entretanto, esses efeitos não vão acontecer somente pelo simples fato de usá-los. Para ter um resultado satisfatório e sem problemas o uso dos anabolizantes esteróides deve ser associado a uma dieta e acompanhamento profissional, como é o caso de fisiculturistas (atletas). Realmente o uso de esteróides favorece condições necessárias para que as pessoas possam se beneficiar desse regime de treinos mais intensos, sem entrarem em overtraining.

Segundo a Federação Brasileira de Musculação (2007), os efeitos do uso de esteróides comprovados cientificamente são:
· Aumentam as reservas de glicogênio muscular e também o tamanho e a resistência dos músculos
· Promovem um aumento na capacidade do organismo em incorporar proteína em grandes quantidades no músculo
· A resposta do músculo ocorre mais rapidamente quando nas situações de treinamento, alimentação e suplementação
· No sangue atuam aumentando o número de células vermelhas, o volume e a concentração de hemoglobinas
· Aumenta o metabolismo basal (aumentando a queima de calorias)
· Aumenta o tamanho do coração
· Diminui a quebra e a perda de proteína muscular causada pelo treinamento
· Aumentam a atenção e o raciocínio
· Aumentam a autoconfiança, auto-estima e a tolerância à dor, permitindo maior intensidade de treinamento
· Facilitam o fenômeno da memória muscular, tornando mais fácil o retorno em nível de condicionamento físico e de desempenho atlético
· Causam Acne
· Alargam o clitóris
· Alargam a próstata
· Alargam o pênis
· Atrofiam os testículos
· Amarelam a pele e os olhos
· Aumentam o risco coronariano
· Aumentam os níveis do colesterol ruim (LDL)
· Causam Arritmia cardíaca
· Aumentam a pressão arterial
· Causam cãibras, câncer hepático, cansaço crônico, cefaléia grave, cistos renais
· Alteram o comportamento tornando-o agressivo de forma irreversível
· Causam choque anafilático
· Provocam a calvície (sendo irreversível na mulher e reversível no homem)
· Provocam o crescimento de pêlos irreversível nas mulheres
· Causam um crescimento anormal de cabelos
· Diminuem gravemente os níveis de colesterol bom (HDL)
· Provocam dores ósseas
· Causam edemas, retenção hídrica nos tecidos
· Fazem com que as ereções masculinas sejam freqüentes e contínuas
· Causam a esterilidade de modo irreversível
· Escurecem a pele
· Deixam o hálito forte
· Causam insônia
· Provocam Náuseas e vômitos freqüentes
· Mancham a pele
· Causam danos irreversíveis ao feto de mulheres grávidas
· Deixam a pele da mulher oleosa
· Geram perda de peso
· Dificultam urinar
· Sangram o nariz
· Causam tumores hepáticos
· Causam a morte.

O uso indiscriminado dos esteróides trará perigo para a saúde de acordo com os seguintes itens abaixo:
· A forma em que eles são tomados (oral x injetável)
· Que dosagens são usadas
· Por quanto tempo eles são usados
· A idade, o sexo e o estado de saúde do usuário.

É possível obter um corpo muito bom sem o uso de esteróides anabolizantes. Nos Estados Unidos existem diversas associações de "natural bodybuilders" que se dedicam a promover competições e incentivar as pessoas a obterem um bom físico sem o uso de esteróides.

Entenda a síndrome do Over Training

A prática regular de exercícios físicos acarretam modificações fisiológicas benéficas ao organismo. Essas mudanças dependem do tipo de exercício e entre elas estão o aumento da força muscular, melhora no sistema cardio respiratório, diminuição da freqüência cardíaca de repouso, melhora na circulação, etc.
Essas adaptações estão ligadas a uma menor incidência de doenças. Porém, se esses exercícios não forem bem orientados, planejados e adequados, podem provocar efeitos indesejáveis, como por exemplo, a síndrome do overtraining, cuja causa principal são os programas de treinamento mal planejados, com grande volume de exercícios, altas intensidades e sem um período suficiente de repouso. Ou seja, um desequilíbrio entre treinamento e recuperação agravado geralmente por estresse psicológico, nutrição inadequada, fatores ambientais, etc.
Observa-se mais em atletas, porém hoje em dia, a busca por resultados rápidos e objetivos estéticos, às vezes impossíveis, faz com que esportistas ou praticantes de academia exagerem nos exercícios, tornando-se vítimas da síndrome. Como é um desequilíbrio entre a prática e o repouso necessário para o corpo se recuperar, o overtraining varia de pessoa para pessoa. Não dá para determinar o quanto fazer, pois o que é muito para uma pessoa, pode não ser para outra, por causa das características individuais, nível de condição física, idade, entre outros e, principalmente, o estado geral de saúde do indivíduo.
Por isso mesmo, quando se treina em grupo (ciclistas, corredores), cada um deve ter sua planilha individual de treinamento. O principal sintoma é a queda do desempenho que pode chegar até a fadiga crônica, perda de peso, alterações do sono e humor, lesões e dores musculares, gripes e infecções do trato respiratório. Se diagnosticado, o tratamento é feito por meio da interrupção do treinamento, que pode durar semanas, ou até meses, e outros procedimentos conforme a gravidade e extensão dos danos físicos ou psicológicos encontrados. Portanto, o melhor a fazer é prevenir-se tomando os devidos cuidados na escolha do profissional que deverá orientá-lo, seja qual for o treinamento, pois o importante não é a quantidade, mas sim como praticar com qualidade, de acordo com suas reais necessidades e o equilíbrio entre treino, repouso e alimentação.

Deep Water Runnning

Esta modalidade consiste na simulação da corrida terrestre na água e exercícios contra a resistência da mesma, não havendo em momento algum contato do praticante com o solo, onde não há impacto, sem risco de lesões, sem limite de idade e sem precisar saber nadar. Indicado para idosos, obesos, cardíacos, diabéticos, hipertensos, e na recuperação de lesões nos membros inferiores.
Sem contra-indicações promove melhora do sistema cardiorrespiratório e aumento de força dos membros superiores e inferiores, auxiliando para a melhora da qualidade de vida e manutenção da saúde.

Programa MDP

PROGRAMA DE MELHORA E DESENVOLVIMENTO DA PERFORMANCE
* O que é?
Um Programa Personalizado desenvolvido para auxiliar, por meios específicos de acordo com a modalidade, o treinamento das principais valências físicas: força, flexibilidade, resistência muscular e sistema cardiorespiratório. Conta ainda com avaliações físicas específicas periódicas realizadas pelo Personal Trainer credenciado pelo CREF/SP, aulas de musculação, hidroginástica flutuante, alongamento, poweryoga, ginástica Tonelli, defesa pessoal, corrida, natação e o treinamento específico de acordo com a modalidade, além de um acompanhamento nutricional esportivo.
* Como é desenvolvido?
Este Programa visa à melhora e o desenvolvimento de todas as valências físicas utilizadas sejam nas modalidades, na manutenção da saúde, na estética ou na qualidade de vida, sendo assim as técnicas desenvolvidas para este objetivo constituem em uma variedade de exercícios aeróbios, anaeróbios, flexibilidade, agilidade, treinamento funcional, muscular localizado, dinâmicos. isométricos, respiratórios e de treinamento mental. As avaliações físicas servem como parâmetros para o desenvolvimento das limitações naturais individuais, dados como força de membros superiores, inferiores, flexibilidade, capacidade cardiorespiratória, composição corporal, perímetros, analise postural e avaliação nutricional serve para que o objetivo seja alcançado de médio a curto prazo.
* Para que serve?
Prevenir, reabilitar, manter, desenvolver e melhorar todas as valências físicas, contribuindo tanto para a qualidade de vida, estética e saúde como para a performance.
Serve para auxiliar de forma profissional e segura, a desenvolver habilidades tanto de iniciantes como habilidosos em várias modalidades, como por exemplo: surfe, skate, artes marciais, atletismo, natação, boxe, entre outras.
Qualquer que seja a modalidade, as valências físicas são as mesmas, o que difere é o nível de trabalho muscular e cardiorespiratório durante a prática, portanto o Programa atende todos os objetivos, sejam eles quais forem.
* Público
O Programa MDP visa atender todos os públicos, Sedentários, Cardíacos, Idosos, Síndrome Metabólicos, Deficientes Visuais, Auditivos, Físicos, Adultos, Adolescentes, Crianças e todos que desejem melhorar sua qualidade de vida até atletas profissionais de qualquer modalidade.
* Custo
O programa tem o custo mensal de R$180,00 (CENTO E OITENTA REAIS) por aluno, que incluem as avaliações trimestrais, equipamentos utilizados, filmagens e fotos para correção do gesto motor.

Você se interessou? Entre em contato e saiba mais!
3469 1979 / 8132 1421 academiakidjofre@hotmail.com

JAMES TONELLI – Personal trainer
Cref/SP 055783

terça-feira, 14 de abril de 2009

Combata o sedentarismo com Boxe

Combata o sedentarismo com boxe;Praticar boxe trabalha reflexo, coordenação motora, agilidade, queima calorias e melhora o condicionamento físico.

O boxe é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois queima calorias, mantem o corpo saudável, trabalhar músculos, respiração, concentração, resistência e condicionamento físico, ou seja, melhorando a qualidade de vida. O exercício é moda nas academias e garante que as tensões do dia-a-dia sejam liberadas a cada soco.
A aula de uma hora gasta até 1200 calorias, por ser uma modalidade aeróbica, iniciando sempre com aquecimento, parte principal e relaxamento, contando ainda com a seqüência de golpes, esquivas e aparelhos.
O aquecimento geralmente consiste em pular corda, divididos em séries por tempo como em uma luta o chamados round, que varia dependendo do preparo físico de cada praticante.
Quem está com condicionamento físico melhor, faz mais tempo de aquecimento e treina em ritmo mais intenso. Com o corpo já aquecido, começa a etapa da escolinha, rounds de sombra em frente a espelhos para correção dos movimentos dos golpes e esquivas; aparelhos como teto-solo, saco de areia e punchingball fazem parte da parte principal, essa etapa serve para corrigir a postura e treinar os golpes. A posição correta para o boxe é sempre com a perna do lado não-dominante á frente com joelhos levemente flexionados, perna do lado dominante levemente afastada mantendo uma base, como se diz bem “plantado”, o cotovelo do braço não-dominante flexionado em quase 90º, em relação ao solo, protegendo o rosto, cotovelo do braço dominante também em 90º, porém um braço levemente á frente do outro; o "saltitar", chamado jogo de pernas, ajuda a manter o corpo aquecido, a analisar o adversário e a calcular a distância e a força a ser aplicada para que o golpe seja eficaz. O boxe praticado com um adversário é mais completo porque melhora o reflexo, a agilidade, coordenação motora, noção de distância e de força. A guarda sempre alta e fechada faz parte do método Jofre-Boxe, criado para proteger-se dos golpes do adversário e desenvolvido para treinar pugilistas, atualmente é utilizado em praticantes que desejam apenas condicionamento físico e qualidade de vida. Podendo ser praticado por qualquer pessoa, independente do condicionamento físico, idade, sexo, religião, desde que orientado por profissionais capacitados, para que possa aproveitar tudo de bom que o Boxe irá proporcionar.

PROFESSOR TÉCNICO JAMES TONELLI CREF 055783SP

Prof James Tonelli

FORMAÇÃO ACADÊMICA:
* UNIMES - FEFIS - Faculdade de Educação Física de Santos. Licenciatura Plena e Bacharelado.
QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA:
* Preparação Física para Lutadores e Esportes Radicais por meio da Ginástica Natural. Professor Álvaro Romano. Curso de 8 horas / aula. Maio de 2004. Fitness Brasil Santos.
* Nutrição Esportiva e Atividade Física. Professora Valéria Paschoal. Curso de 40 horas /aula. Outubro 2004. Enaf-Poços de Caldas.
* Atualização em Avaliação Física. Professor Alexandre Rocha. Curso de 16 horas /aula.Novembro 2004. Magic Team/Unimes.
* Atualização em Personal Training. Professor Alexandre Rocha. Curso de 16 horas /aula .Novembro 2004. Magic Team/Unimes.
* Yoga Terapia. Professora Giseli Peviane Jacob. Curso de 4 horas/aula. Abril 2005. Fitness Brasil - Santos.
* Yoga: Consciência, Alinhamento e Energia. Professora Tatiana Marroco. Curso de 4 horas/aula.Abril 2005. Fitness Brasil Santos.
* Instrutor Técnico de surf nível I formado pela ISA (Internacional Surfing Association). Professor Marcos Conde. Curso de 40 horas/aula. Maio 2006. Fefis-Unimes. Santos.
* Curso de Extensão Universitária em Hidroginástica. Professores - Fabrício Madureira/Cássia Campi/Daniel Golegã/Henrique França. Curso de 36 horas/aula. Junho 2006. Unimes-Fefis. Santos.
* Escolinha de Natação: bebês e infantil. Professor Fabrício Madureira Barbosa. Curso de 15 horas/aula. Setembro 2006. Jopef. Santos.
* Hidromix: A excelência na prática da hidroginástica. Professores - Nino Aboarrage/Usmary Sardinha/Fabrício Madureira/Luiz Chamliam/Robson Schiavo. Curso de 15 horas/aula. Setembro 2006. Jopef. Santos.
* Obesidade, Emagrecimento e Atividade Física. Professores - Francisco Navarro/Tácito Pessoa de Souza Junior. Curso de 15 horas/aula. Setembro 2006. Jopef. Santos.
* Curso de Formação de Monitores em Diabetes. Congresso Anual da ADJ. Outubro 2006. São Paulo.