segunda-feira, 22 de junho de 2009

Boxe é na Academia Fit Santos!!

Venha praticar a nobre arte com o método Jofre Boxe, voltado para a estética, emagrecimento e qualidade de vida. Professor Técnico James Tonelli Jofre.
Matricule-se já e concorra a uma luva autografada por Eder Jofre!
Academia Fit Santos - rua Padre Anchieta 187, Macuco Santos/SP (13) 3226-4011/4012

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pergunte Que Eu Respondo!

1 - QUAL O GASTO CALÓRICO DE UMA AULA DE BOXE?

RESPOSTA: O gasto calórico é diretamente proporcional ao esforço do aluno. Se o mesmo se empenha nas tarefas estipuladas, (respeitando seus limites), sem prolongar muito as pausas e cumprindo todo o circuito, então o gasto calórico médio será de 0,138 Kcal / Kg / minuto. Sendo assim uma pessoa de 70 Kg que treinar 60 minutos (descontando os descansos), terá um gasto calórico médio de 580 Kcal. Já lutando no ringue o gasto calórico sobe segundo Dantas (1998), para 0,222 Kcal / Kg / minuto, o que daria para o mesmo indivíduo a um gasto de aproximadamente 935 Kcal

2 - EU PRATICO MUSCULAÇAO COM INTUITO DE GANHAR MASSA MUSCULAR, POR ISSO, NÃO HÁ PERIGO DE EU PERDER MÚSCULO DURANTE UM TREINO DE BOXE?

RESPOSTA: Se você tem se alimentado devidamente então não há a possibilidade de perda de massa muscular, esta somente ocorrerá se você estiver fazendo uma dieta de restrição calórica, o que não condiz com o objetivo de hipertrofia. O treino de boxe será apenas uma exigência motora a mais para seu corpo que auxiliará no desenvolvimento da musculatura exigida.

3 - QUE TIPOS DE SUPLEMENTOS EU DEVO TOMAR PARA MELHORAR MEUS RENDIMENTOS NAS AULAS DE BOXE OU DE KICKIBOXING?

RESPOSTA: Se você não tem o objetivo de competir profissionalmente e faz uma alimentação adequada se nutrindo dos cinco nutrientes fundamentais: carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras (esta última em pequeníssimas quantidades), e além disso se hidrata devidamente dentro e fora do treino, então, você não precisa de nenhum tipo de suplemento. Todos estes nutrientes supra citados podem ser adquiridos ingerindo-se cereais, carnes, laticínios, verduras, frutas e legumes. E o uso de suplementos como a CREATINA que prometem uma melhora no desempenho atlético, só deve ser feita se você já alcançou todo o seu potencial natural, (já alcançou o seu limiar de performance e quer suplanta-lo), caso contrário não se faz necessário. E se você não ingere devidamente todos os nutrientes em sua dieta é bem mais saudável que você passe a comer mais frutas e verduras do que passar a gastar muito dinheiro com suplementos que nem sempre são totalmente fidedignos em suas promessas pois para se obter um desenvolvimento pleno existem diversos fatores envolvidos como, alimentação, sistematização do treinamento por um profissional qualificado, compromisso com treino, um período de sono adequado e até mesmo uma vida social e emocional que o estimule a se empenhar nos treinos e, o equilíbrio entre todos estes fatores influenciará no seu desenvolvimento e não somente a ingestão de um suplemento.

BOXE

Muitas razões para usarmos o jab
Se nos dermos ao trabalho de comparar o estilo do típico "brigão de rua" com o de um boxeador moderno, perceberemos que o "brigão de rua" usa socos curvos, tipo cruzados muito abertos, enquanto que a grande maioria dos socos do boxeador são retos ( jabs e diretos ), e então muito mais contudentes, rápidos e eficientes. Com efeito, a evolução da "briga de rua" para o boxe científico iniciou exatamente com a invenção de um estilo de luta dando preferência aos golpes retos em vez de aos golpes curvos. Essa passagem ocorreu relativamente recentemente, com James Figg, lá por cerca de 1720, ao adaptar os golpes retos da esgrima com florete para a luta com os punhos, criando assim o jab. Partindo dessas observações, resolvemos aqui apontar, comentar e resumir os muitos méritos do mais importante dos socos retos: o jab.
1. O jab é um golpe simples e efetivo.Até mesmo um principiante é capaz de aplicar facilmente jabs que se traduzem em pontos. Para um boxeador mais experimentado, que já domina sua aplicação simultânea com um passo à frente e um giro de cintura, o jab pode ser tão contundente quanto um direto. Nosso grande Adilson "Maguila" Rodrigues era um crack nisso.
2. O jab é um golpe que usa pouca energia.
3. O jab compromete pouco nosso movimento.Mesmo imediatamente ap0s aplicarmos um jab já estamos em condições de nos movimentarmos lateralmente, o que não ocorre com os demais socos.
4. O jab é seguro.Sua aplicação pouco compromete nossa guarda. Nisso está entendido que, após a aplicação do jab, recolhemos imediatamente o braço sem deixá-lo cair. Essa caída é bastante comum e era um grave defeito de Joe Louis; defeito esse que foi bem explorado por Max Schmeling quando o venceu, impondo-lhe a única derrota que teve em treze anos de profissionalismo.
5. O jab abre caminho para sequências.Podemos explorar a segurança do jab para tentar abrir caminho para um soco mais forte. Isso pode ser feito através de sequências tipo jab na testa e cruzado de direita no queixo que foi assim levantado (Thomas Hearst foi um mestre nisso).
6. O jab é um ótimo ingrediente para combinações.Se usarmos combinações que iniciam e terminam com jab estaremos atacando com pouca chance de sofrermos contra-golpe e ao mesmo tempo impedindo o contra-ataque do adversário. Um bom exemplo sendo: jab ao estômago, para que o adversário baixe a guarda, cruzado de direita ao queixo, gancho de esquerda no fígado, gancho na cabeca e jab para finalizar.
7. O jab permite pressionar o adversário. Todo adversário sente-se extremamente incomodado com a aplicação de jabs colocados precisa e fortemente. Além de estarmos marcando pontos, estaremos prejudicando a concentração do adversário.
8. O jab permite quebrar o ritmo do adversário. Isso faz com que o adverswrio não consiga se posicionar adequadamente e nem que inicie os movimentos de ataque que treinou.
9. O jab permite irritar o adversário, fazendo-o atacar de qualquer jeito. Isso, obviamente, faz com que possamos facilmente contra-atacar.
10. O jab permite-nos "estudar" o adversário. Podemos, assim, testar sua defesa, seu tempo de reação, etc. Por exemplo, se descobrirmos que ele não move a cabeca, então temos boa chance de colocar um forte cruzado; se vermos que ele baixa a cabeça, isso significa que ele pode ser vulnerável a um upper.
James Tonelli - Técnico de Boxe
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE YOGA

Os benefícios da yoga são muito extensos, não vamos apontar apenas os benefícios, mas também suas limitações. Vamos começar pelas limitações, yoga para ser útil e nos propiciar os seus plenos benefícios requer: 1. Prática regular, 2. Método adequado, os métodos disponíveis de maneira popularizada raramente nos fornecem os benefícios a que a yoga se presta, possuem sua estrutura voltada para o benefício mercadológico, não visando o benefício integral do praticante, como a yoga original se propõe. 3. Orientação adequada, sofre o mesmo problema do item anterior. Não há sucesso em se praticar yoga seguindo um texto sem uma orientação competente e um acompanhamento pessoal gradativo e sistemático.
Agora vamos aos benefícios. A prática de uma yoga adequada, se levada a cabo por uns dez minutinhos, no mínimo de três vezes por semana já nos proporciona benefícios em grande escala. De quarenta minutos a uma hora de sessão nesta mesma constância, ou de uma hora três vezes por semana, como também duas aulas de uma hora e meia por semana são indicadas. Podemos melhorar este quadro adaptando os horários de outras maneiras. Os benefícios serão ainda muito maiores, quando em casa, praticamos algumas técnicas de maneira habitual e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para nosso propósito individual de um ou outro item em que a yoga nos favoreça.
Em uma sessão de prática, é possível sentir benefícios no bem estar geral. Em um mês já podemos sentir a veracidade deste grande empreendimento, com três meses os benefícios gerais começam a se manifestar de maneira muito intensa e clara, mas é depois de um ano que começamos a obter algumas conquistas mais duradouras, até então se nos afastamos das práticas por tempo prolongado regredimos até a estaca zero novamente.

O QUE PODEMOS ESPERAR DA YOGA

Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional e o espírito do indivíduo, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. A tão necessária prosperidade recebe um aliado de primeira grandeza, a harmonia e satisfação existencial também. Em minha opinião, além da saúde, estes últimos são os que mais me trouxeram satisfação ao serem manifestados nas vidas de milhares em muitos paises e principalmente o meu próprio durante estas três últimas décadas de ensinamento e disseminação desta ciência milenar e universal. Vamos numerar alguns itens que yoga nos oferece:
1. Cultivar e conquistar boa saúde.
2. Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.
3. Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, podemos trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.
4. Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional, estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco- somáticos.
5. Desenvolver a força de vontade.
6. Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.
7. Melhoria do relacionamento humano.
8. Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.
9. Auto-conhecimento e paz interior.
10. Alívio de estresse.

ABRANGÊNCIA DOS EFEITOS DA YOGA
BENEFÍCIOS FÍSICOS

1. As dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo.
2. A imunidade aumenta muito.
3. O sono melhora.
4. O peso normaliza.
5. A disposição aumenta bastante.
6. A perseverança se fortalece.
7. Força e vigor aumentam.
8. A postura é melhorada.
9. A flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam.
10. As funções excretórias melhoram.
11. As funções glandulares normalizam.
12. Funções gastro intestinais normalizam.
13. Eficiência respiratória aumenta.
14. Desintoxicação orgânica ocorre com grande intensidade.
15. Eficiência cardio vascular é aumentada.
16. Pressão sanguínea se normaliza. Principalmente se for hiper.
17. Respiração por minuto se torna minimizada, o aumento da vitalidade e longevidade decorrem com disto.
18. Aumento da ondas Alfa no EEG.
19. Desacelera a pulsação cardíaca.
20. Equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo.
21. Fibromialgia alivia.
22. L.E.E.R diminui.

BENEFÍCIOS BIOQUÍMICOS INDICATIVOS DE ATIVIDADES ANTI ESTRESSE E ANTIOXIDANTE, IMPORTANTES NA DEFESA CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS E O ENVELHECIMENTO.

1. Glicose diminui.
2. Sódio decai.
3. Total queda do colesterol.
4. Triglicerídeos diminuem.
5. HDL colesterol aumenta.
6. LDL colesterol diminui.
7. VLDL colesterol diminui.
8. Cholinesterase aumenta.
9. Catecolamina diminui.
10. ATPase aumenta.
11. Hematocrito aumenta.
12. Hemoglobina aumenta.
13. Contagem de limfócitos aumenta.
14. Tiroxina aumenta.
15. Vitamina C aumenta.
16. Proteínas séricas totais aumentam.
17. Aumento da serotonina.

APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES PSICO MOTORAS

1. Força de apreensão (de segurar objetos) aumenta.
2. Destreza de habilidades mais nobres aumentam.
3. Coordenação motora melhora.
4. Tempo de reação de escolha melhora.
5. Firmeza aumenta.
6. Percepção aprofundada aumenta
7. Percepção de presença aumenta.
8. Equilíbrio melhora.
9. Funções integradas do corpo melhoram.
10. Atenção ao ambiente e arredores aumenta.
11. Funções cognitivas melhoram.

BENEFÍCIOS MENTAIS

1. Memória aumenta.
2. Concentração aumenta.
3. Mudança de nível de consciência voluntária aumenta.
4. Eficiência de aprendizado aumenta.
5. Percepção global e centrada aumenta.
6. Codificação de códigos melhora.
7. Hostilidade diminui.
8. Depressão e ansiedade diminuem.
9. Satisfação existencial aumenta.
10. Humor melhora.
11. Percepção da quinesfera (esfera de movimentos do corpo) e dos movimentos do corpo melhora.
12. Estados emocionais melhoram, com sensível aumento do bem estar.
13. Estabilidade mental e emocional melhora.
14. Auto aceitação e auto atualização aumentam.
15. Integração social aumenta.
16. Potencial mental latente é estimulado.
17. Paz interior aumenta.
18. Estresse mental e emocional diminui.
19. Letargia mental diminui.
20. Bem estar, mental e emocional aumentam.
21. Dependências psicológicas diminuem.

BENEFÍCIOS ESPIRITUAIS

São inúmeros, as chamadas aptidões para-normais são harmonizadas, a paz interior ganha com isto. O maior número de realizações espirituais na humanidade sempre esteve do lado dos praticantes de yoga. Há uma riqueza de dimensões inimagináveis nas práticas de meditação e nas escrituras yoguis, bem como nas técnicas mais avançadas. Entretanto, um preparo anterior com as partes da yoga que trabalham o corpo e a mente é necessário para um desenvolvimento seguro e equilibrado nesta área.

Professor James Tonelli

Natação X Qualidade de vida

Os quatro nados culturalmente conhecidos (borboleta, peito, costas e crawl), não foram criados para a estética nem para a qualidade de vida, foram criados para nos deslocarmos de um ponto “A” á um ponto “B” da maneira mais rápida possível.
Em virtude disso, nós profissionais de Educação Física devemos encontrar alternativas para trabalharmos exercícios de forma que a qualidade de vida e a estética estejam em primeiro plano, de que forma fazemos isso? Buscamos exercícios alternativos que treinem essas pessoas, não só no aspecto da habilidade natatória, mas também os aspectos da resistência muscular, resistência cardiorespiratória, força muscular, equilíbrio e a saúde.
As avaliações físicas são importantes para que o profissional de educação física mensure as reais capacidades físicas dos alunos e possa com isso desenvolver estratégias para atingir os objetivos dos alunos em curto, médio ou longo prazo de acordo com o objetivo de cada um dos alunos.
A assiduidade do aluno também é um dos aspectos mais importantes, pois não adiantaria desenvolver estratégias para atingir metas, se não há uma colaboração por parte do praticante, uma vez que os benefícios serão potencializados quando o treino é executado corretamente.
Atividade física não tem contra indicação quando praticada com acompanhamento de um profissional de educação física, o corpo humano precisa exercitar-se para a prevenção, reabilitação e manutenção da saúde, seja ela física, mental ou espiritualmente.

Professor James Tonelli CREF4/SP 055783-G/SP

BOXE

Combata o sedentarismo com boxe; praticar boxe trabalha reflexo, coordenação motora, agilidade, queima calorias e melhora o condicionamento físico.
O boxe é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois queima calorias, mantem o corpo saudável, trabalhar músculos, respiração, concentração, resistência e condicionamento físico, ou seja, melhorando a qualidade de vida. O exercício é moda nas academias e garante que as tensões do dia-a-dia sejam liberadas a cada soco.
A aula de uma hora gasta até 1200 calorias, por ser uma modalidade aeróbica, iniciando sempre com aquecimento, parte principal e relaxamento, contando ainda com a seqüência de golpes, esquivas e aparelhos.
O aquecimento geralmente consiste em pular corda, divididos em séries por tempo como em uma luta o chamados round, que varia dependendo do preparo físico de cada praticante.
Quem está com condicionamento físico melhor, faz mais tempo de aquecimento e treina em ritmo mais intenso. Com o corpo já aquecido, começa a etapa da escolinha, rounds de sombra em frente a espelhos para correção dos movimentos dos golpes e esquivas; aparelhos como teto-solo, saco de areia e punchingball fazem parte da parte principal, essa etapa serve para corrigir a postura e treinar os golpes. A posição correta para o boxe é sempre com a perna do lado não-dominante á frente com joelhos levemente flexionados, perna do lado dominante levemente afastada mantendo uma base, como se diz bem “plantado”, o cotovelo do braço não-dominante flexionado em quase 90º, em relação ao solo, protegendo o rosto, cotovelo do braço dominante também em 90º, porém um braço levemente á frente do outro; o "saltitar", chamado jogo de pernas, ajuda a manter o corpo aquecido, a analisar o adversário e a calcular a distância e a força a ser aplicada para que o golpe seja eficaz. O boxe praticado com um adversário é mais completo porque melhora o reflexo, a agilidade, coordenação motora, noção de distância e de força. A guarda sempre alta e fechada faz parte do método Jofre-Boxe, criado para proteger-se dos golpes do adversário e desenvolvido para treinar pugilistas, atualmente é utilizado em praticantes que desejam apenas condicionamento físico e qualidade de vida. Podendo ser praticado por qualquer pessoa, independente do condicionamento físico, idade, sexo, religião, desde que orientado por profissionais capacitados, para que possa aproveitar tudo de bom que o Boxe irá proporcionar.
James Tonelli - Técnico de Boxe

quarta-feira, 3 de junho de 2009

CREATINA, pode ou não pode!

Creatina: alimento para atletas
Fonte: Gazeta Web
Uma das substâncias a integrar o novo rol será a creatina, aminoácido utilizado para potencializar a força e ganho muscular Até o fim deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve anunciar a regulamentação de uma nova categoria de produtos, os "alimentos para atletas". A medida é fruto de uma consulta pública lançada em 2008 e recém-concluída. Uma das substâncias a integrar o novo rol será a creatina, aminoácido utilizado para potencializar a força e ganho muscular, cuja comercialização é proibida no Brasil. Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa, explica que quando a creatina foi submetida ao controle sanitário na década de 1990, não haviam estudos que garantissem sua segurança e eficácia. Hoje, eles existem, mas indicam que o suplemento, assim como outros do gênero, deve ser consumido apenas por quem vive de esporte. "A evolução do conhecimento científico sobre nutrição indica que esses alimentos devem ser consumidos apenas por pessoas que pratiquem exercício físico de alta intensidade, com o objetivo de rendimento esportivo ou de competição. Praticantes de atividade física a título de recreação, saúde ou estética não devem consumi-los sem orientação médica, pois uma dieta balanceada e diversificada é o suficiente e recomendável para atender às necessidades nutricionais do indivíduo", afirma ela.
A creatina é um suplemento que causou muita polêmica ao longo de sua história. Em 2000, a Agência Francesa de Segurança Alimentar (AFSSA) declarou que seu uso prolongado era perigoso, capaz de produzir mutações genéticas e câncer. Em 2007, a entidade acabou autorizando a venda e o consumo do suplemento. A decisão se alinhou à do FDA, órgão fiscalizador de alimentos nos EUA, que confirmava sua segurança e eficácia. Isso fez com que o suplemento fosse retirado da lista negra da Agência Mundial Antidoping e levou o Comitê Olímpico Internacional a admiti-la entre os atletas.
Reposição de combustível
A creatina, também conhecida como ácido acético metilguanidina, é um nutriente encontrado naturalmente no corpo humano. O organismo sintetiza de 1 a 2 gramas de creatina por dia no fígado, nos rins e no pâncreas, a partir de fontes alimentares (principalmente o consumo de carne e peixe).Para entender como a substância age, é preciso compreender o mecanismo de uma molécula chamada ATP (adenosina trifosfato). Quando nossos músculos precisam de energia para fazer algum movimento, um desses três fosfatos é utilizado. A função da creatina é recuperar esse fosfato para formar um novo ATP. Ou seja, "ela favorece a recuperação desse combustível muscular", explica a nutricionista Marcia Daskal, que defendeu tese de mestrado sobre suplementos alimentares pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por isso, a creatina é indicada para esportes de explosão, como atletismo.O médico radicado nos EUA Ray Sahelian, autor do livro "Creatine: natures muscle builder" (Creatina, construtor natural de músculos, ed. Avery Publishing Group, sem tradução para o português), defende que a creatina também seja utilizada por quem pratica esportes como o fisiculturismo. Ele ainda afirma que o suplemento tem se mostrado útil no tratamento de certas distrofias musculares e no mal de Parkinson.
Efeitos indesejados
Mas ambos os especialistas advertem que seu uso indiscriminado pode acarretar efeitos colaterais como náuseas, dor de estômago, fraqueza, diarreia e aumento de peso. "Alguns usuários se queixam de cãibras, compressões e distensões, mas geralmente são pessoas que estão forçando o treinamento antes que tendões e ligamentos tenham se adaptado ao aumento da força e do tamanho muscular", acrescenta Sahelian.O autor do livro esclarece que os efeitos colaterais de longo prazo ainda são desconhecidos, mesmo os referentes ao câncer. E admite que o consumo excessivo pode causar sobrecarga nos rins e no fígado: "a creatina se converte em creatinina, que em altos níveis age como uma toxina", justifica. Por isso, ele desaconselha o uso ininterrupto da substância, principalmente por pessoas com problemas renais e grávidas, além de contraindicar o consumo por adolescentes e crianças. "Como existem muitos estudos sobre a relação entre creatina e rins, mas as conclusões ainda não são claras, é melhor prevenir", conclui. Daskal e Sahelian também ressaltam que a creatina colabora para a retenção de água, o que seria um dos fatores responsáveis pelo ganho de peso associado ao uso do suplemento. "Isso dá a impressão de que houve ganho muscular, o que atrai os frequentadores de academia", comenta a nutricionista.
Problemas renais
O biólogo e especialista em endocrinologia Jose Antonio, co-autor do documento que formalizou a posição oficial da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva a favor do uso da creatina para atividades físicas, declara que o suplemento pode ser usado por qualquer pessoa que deseja ganhar força e volume musculares, desde que se respeitem as dosagens corretas. De acordo com ele, a pesquisa que mostrava entre o suplemento e problemas renais havia sido conduzida em um paciente com doença renal preexistente, o que gerou temores.Já um dos pesquisadores que participaram da consulta pública da Anvisa, o bioquímico Júlio Tirapegui, professor da Universidade de São Paulo (USP), diz que os estudos sobre complicações renais associadas à creatina não são conclusivos. Por isso, ele concorda com a opinião de Sahelian de que atletas não devem tomar o suplemento de forma contínua. Além disso, chama atenção para o cuidado que se deve ter em relação à qualidade do produto, muitas vezes misturado a outras substâncias.
Um estudo realizado por Tirapegui e publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas mostrou que a suplementação com creatina em dosagens equilibradas melhora substancialmente o desempenho físico. Mas para adeptos das atividades de longa duração, explica o especialista, "a creatina não é eficaz". Para Sahelian, isso se justifica pelo efeito no volume dos músculos: "Para maratonistas ou triatletas, carregar mais peso pode ser um problema".