segunda-feira, 18 de maio de 2009

Colágeno Hidrolisado e seus Benefícios para Articulações, Ossos e Pele

O colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade; ainda tem um efeito regenerativo em ossos e articulações. A dor da articulação pode ser reduzida com a ingestão de alimentos enriquecidos com colágeno hidrolisado. Com apenas 10g por dia, obtém-se o fornecimento ideal desses aminoácidos tão importantes. Em comparação: se queremos ingerir a mesma quantidade de glicina contida em 10g de gelatina, teremos que beber, por exemplo, 3 litros de leite, comer 160g de carne por dia. No caso da prolina, os números correspondentes são 0,4 litros de leite ou 110g de carne. Uma colher de sopa de colágeno hidrolisado em um iogurte uma vez por dia é tudo o que necessitamos para manter as quantidades necessárias de glicina e prolina.
O consumo regular ajuda a aumentar a espessura das unhas e do cabelo, o que os torna mais fortes. Além disso, acelera o crescimento. O colágeno forma a matriz onde os minerais se fixam para deixar as unhas fortes e os fios brilhantes e resistentes.
Ajuda também na preservação da densidade óssea e auxilia na formação da matrix óssea.
Devido ás suas características o colágeno é importante auxiliar na prevenção de dores articulares, artroses e pode prevenir lesões. O colágeno e as proteoglicanas fazem parte da estrutura da cartilagem, suas interações garantem a elasticidade essencial para amortecer as grandes forças de impacto à que as articulações são submetidas, principalmente aos atletas de pedestrianismo.
Ingerimos colágeno a partir de alimentos de origem animal, principalmente as carnes vermelhas, porém a partir de 30-40 anos somente a ingestão de carne não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína, por isso temos que suplementar.
De acordo com o Instituto Integralmedica de Ensino e Pesquisa (IIEP), aos 50 anos o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade óssea, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A suplementação de colágeno hidrolisado, provou ser eficiente em corrigir estas alterações

Um comentário:

  1. colágeno hidrolisado ajuda á ter ganhos de massa muscular?

    ResponderExcluir