segunda-feira, 20 de abril de 2009

CIRCUITO DE VALE-TUDO AMADOR

As regras do Circuito de Vale-Tudo Amador foram desenvolvidas com o objetivo primeiro de preservar a integridade física dos atletas e estimular o desenvolvimento técnico dos mesmos. Por esse motivo, em todos os combates é obrigatório o uso de protetores de cabeça, caneleiras, luvas especiais, protetores genitais e protetores bucais.
O combate em pé:Enquanto em pé, os lutadores poderão trocar socos, chutes e joelhadas (somente no corpo), preservando sempre a parte de trás da cabeça e órgãos genitais. Cotoveladas, de qualquer natureza, não são permitidas.
O combate no chão:No solo os lutadores não podem trocar golpes na cabeça. Socos e joelhadas são permitidos apenas na região do tronco e pernas, os chutes apenas nas pernas. e Joelhadas no cox e cotoveladas de qualquer natureza não são permitidas.
Golpes não permitidos:
Pisões não são permitidos em qualquer região do corpo.
Chaves cervicais e chaves com rotação de joelho também não são permitidas em hipótese alguma.
Bate-estaca, pilão e quedas que intencionalmente projetem o oponente de cabeça ou com a cervical no chão também não são permitidas.
Estão proibidos ataques com dedos nos olhos ou em qualquer orifício do corpo, ataque à garganta e órgãos genitais, asfixia mecânica com as mãos, mordidas, segurar orelhas e cabelo ou a manipulação de dedos do oponente durante o combate.
O calcanhar não pode ser utilizado para atacar o oponente quanto este estiver dentro da guarda na luta de solo.
Pedaladas só podem ser aplicadas quando o oponente estiver em dois apoios.
Atletas Participantes: Os atletas participantes têm que ser graduados em alguma modalidade de luta ou arte marcial e precisam, necessariamente estar representados por um técnico ou professor reconhecido pela organização do evento. Menores de 18 anos precisarão ainda preencher documento com autorização expressa de seus responsáveis legais.
Categorias por idade e peso:O Circuito Nacional de Vale-Tudo Amador foi idealizado para permitir a iniciação de atletas a partir de 14 anos na modalidade, devidamente paramentados e autorizados por seus professores e responsáveis legais.
Os menores de 18 anos serão divididos em duas categorias etárias. A primeira exclusivamente para atletas entre 14 e 15 anos e a segunda dedicada a atletas na faixa entre 16 e 17 anos. Acima de 18 anos estarão todos na mesma categoria etária, prevalecendo apenas a divisão por pesos até 50kg, até 55kg, até 60kg, até 65kg, até 70kg, até 75kg, até 80kg, até 85kg, até 90kg, até 95kg, até 100kg, até 110kg, até 120kg e acima de 120kg. Há ainda a Categoria Máster para atletas acima de 35 anos.
Além das faixas etárias e categorias de peso, os atletas serão classificados, de acordo com sua experiência, conforme os níveis abaixo:
Classe Especial – Atletas com mais de uma luta profissional que queiram participar do CircuitoCategoria A - atletas acima de quatro lutas amadoras no Circuito e/ou uma profissional (Muay Thai/Vale-Tudo) / atletas com graduação de faixa-preta em qualquer modalidade.Categoria B – atletas com até quatro lutas amadoras no CircuitoCategoria C – estreante não faixa-preta
Tempo de luta:Os combates nas categorias B e C, independente das faixas etárias, terão sempre dois rounds de 3 minutos por 60 segundos de descanso.Os combates da categoria A e Classe Especial terão sempre três rounds de 3 minutos por 60 segundos de descanso.
Pesagem e segundos:A pesagem dos atletas será feita no dia do evento até no máximo meia hora antes da luta. Será dada uma tolerância de até 1,5kg. O atleta que estiver fora do peso estará passível de desclassificação, perdendo o valor da inscrição e a pontuação. Cada atleta poderá ter no máximo dois segundos em seu córner.
Contagem de pontos:Os combates serão julgados com base no desempenho de cada atleta round a round e levando em consideração a evolução dos mesmos durante o desenrolar da luta. O Objetivo de cada atleta deve ser buscar o Knock out ou a finalização para definir o combate. Os árbitros orientarão o combate para que ele seja sempre o mais dinâmico possível.
Contagem - Em caso de Knock Down ou desorientação do atleta, o árbitro central abrirá contagem protetora. Recuperando-se antes da contagem chegar em 10 o arbitro consultará o córner e combate se reiniciará com vantagem para o oponente. Em caso de a contagem protetora ser aberta pela terceira vez em um mesmo round, o combate será encerrado com a decretação do Knock out técnico.
Catch - Se um atleta for pego em uma tentativa de finalização interpretada como golpe perfeito, ou justo, pelo árbitro, será decretado o Catch. Caso o árbitro interprete que há perigo eminente de lesão, poderá interromper o combate e decretar o knock out técnico. Cada Catch significa vantagem similar a um Knock Down para quem encaixou o golpe. Se um atleta sofrer o terceiro Cacth dentro de um mesmo round terá o seu knock out técnico decretado.
* Catches e Knock Downs combinados em um total de 3 no mesmo round também resultam em knock out técnico.
Advertências e desclassificação – O árbitro poderá advertir o lutador e seu córner a qualquer momento do combate. A partir da terceira advertência o árbitro já pode retirar um ponto do lutador advertido. Isso não significa que o árbitro precise necessariamente chegar à terceira advertência para retirar um ponto ou até desclassificar um atleta. Se julgar que houve uma falta grave, desrespeito à sua autoridade, aplicação de golpe ilegal intencional, ou ainda não intencional mas que impossibilite a continuidade do combate, o árbitro poderá retirar pontos ou desclassificar o atleta, independente de já o ter advertido anteriormente.
Ranking
A cada luta os atletas vão acumulando pontos para a formação de um ranking que vai determinar os finalistas do circuito no final do ano de 2008. Uma vitória por finalização ou knock out conta 4 pontos. Vitória por decisão conta 3 pontos e derrota conta 1 ponto. Em caso de empate, cada lutador acumula 2 pontos.
Inscrição e Premiação:Além da documentação exigida os atletas terão que pagar uma taxa de R$ 35 para cada etapa do circuito que se inscreverem. Os vencedores receberão os pontos do ranking, medalha de ouro e um kit oferecido por um dos apoiadores do circuito. Os perdedores receberão medalha de participação, um ponto no ranking e kit de participação oferecido por um dos apoiadores do evento.
O evento não se responsabiliza por passagem, hospedagem e alimentação dos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário