terça-feira, 14 de abril de 2009

Combata o sedentarismo com Boxe

Combata o sedentarismo com boxe;Praticar boxe trabalha reflexo, coordenação motora, agilidade, queima calorias e melhora o condicionamento físico.

O boxe é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois queima calorias, mantem o corpo saudável, trabalhar músculos, respiração, concentração, resistência e condicionamento físico, ou seja, melhorando a qualidade de vida. O exercício é moda nas academias e garante que as tensões do dia-a-dia sejam liberadas a cada soco.
A aula de uma hora gasta até 1200 calorias, por ser uma modalidade aeróbica, iniciando sempre com aquecimento, parte principal e relaxamento, contando ainda com a seqüência de golpes, esquivas e aparelhos.
O aquecimento geralmente consiste em pular corda, divididos em séries por tempo como em uma luta o chamados round, que varia dependendo do preparo físico de cada praticante.
Quem está com condicionamento físico melhor, faz mais tempo de aquecimento e treina em ritmo mais intenso. Com o corpo já aquecido, começa a etapa da escolinha, rounds de sombra em frente a espelhos para correção dos movimentos dos golpes e esquivas; aparelhos como teto-solo, saco de areia e punchingball fazem parte da parte principal, essa etapa serve para corrigir a postura e treinar os golpes. A posição correta para o boxe é sempre com a perna do lado não-dominante á frente com joelhos levemente flexionados, perna do lado dominante levemente afastada mantendo uma base, como se diz bem “plantado”, o cotovelo do braço não-dominante flexionado em quase 90º, em relação ao solo, protegendo o rosto, cotovelo do braço dominante também em 90º, porém um braço levemente á frente do outro; o "saltitar", chamado jogo de pernas, ajuda a manter o corpo aquecido, a analisar o adversário e a calcular a distância e a força a ser aplicada para que o golpe seja eficaz. O boxe praticado com um adversário é mais completo porque melhora o reflexo, a agilidade, coordenação motora, noção de distância e de força. A guarda sempre alta e fechada faz parte do método Jofre-Boxe, criado para proteger-se dos golpes do adversário e desenvolvido para treinar pugilistas, atualmente é utilizado em praticantes que desejam apenas condicionamento físico e qualidade de vida. Podendo ser praticado por qualquer pessoa, independente do condicionamento físico, idade, sexo, religião, desde que orientado por profissionais capacitados, para que possa aproveitar tudo de bom que o Boxe irá proporcionar.

PROFESSOR TÉCNICO JAMES TONELLI CREF 055783SP

Um comentário:

  1. AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA
    A cineantropometria é a ciência que estuda as medidas do homem, teve sua primeira conceituação no Congresso Internacional das Ciências da Atividade Física, realizado em Montreal, em 1976, onde foi definida como “a aplicação de medições para o estudo do tamanho, forma, proporção, composição, maturação e crescimento com o objetivo de ajudar a entender o movimento humano no contexto do crescimento, exercício, performance e nutrição com aplicação direta na medicina, educação e administração com respeito pelos direitos individuais no serviço da humanidade”.
    O objetivo maior da avaliação da aptidão física é a medida do homem, com vistas ao desempenho motor, em uma variedade de perspectivas. Para isso necessita-se de testes precisos e adequados para analisar corretamente os resultados e empregá-los de maneira certa.
    As avaliações físicas identificam o estado atual de condicionamento físico tanto muscular como cardiorespiratório e analisam o percentual de gordura corporal.
    Dobras Cutâneas são medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em algumas fórmulas já estabelecidas consideradas como padrão através de vários estudos, pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.
    Testes Neuromusculares verificam a resistência de grandes grupos musculares durante 1 minuto de exercícios repetidos em máxima velocidade.
    Os objetivos principais da avaliação da aptidão física são:
     Avaliar o estado do indivíduo ao iniciar um programa de exercícios;
     Detectar deficiências, permitindo uma orientação no sentido de superá-las;
     Auxiliar o indivíduo na escolha de uma atividade física que, além de motivá-lo possa desenvolver suas aptidões;
     Impedir que a atividade física seja um fator de agressão;
     Acompanhar o progresso do indivíduo;
     Selecionar elementos de alto nível para integrar equipes de competição;
     Estabelecer e reciclar o programa de treinamento;
     Desenvolver pesquisa em Educação Física e;
     Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos indivíduos.
    Para iniciar um programa de treinamento é de suma importância que uma boa avaliação da aptidão física seja desenvolvida por profissional capacitado, para que os dados coletados sejam interpretados de forma correta e auxiliem o indivíduo a obter o máximo de benefícios da modalidade escolhida, seja ela qual for.

    ResponderExcluir