sexta-feira, 19 de junho de 2009

BOXE

Combata o sedentarismo com boxe; praticar boxe trabalha reflexo, coordenação motora, agilidade, queima calorias e melhora o condicionamento físico.
O boxe é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois queima calorias, mantem o corpo saudável, trabalhar músculos, respiração, concentração, resistência e condicionamento físico, ou seja, melhorando a qualidade de vida. O exercício é moda nas academias e garante que as tensões do dia-a-dia sejam liberadas a cada soco.
A aula de uma hora gasta até 1200 calorias, por ser uma modalidade aeróbica, iniciando sempre com aquecimento, parte principal e relaxamento, contando ainda com a seqüência de golpes, esquivas e aparelhos.
O aquecimento geralmente consiste em pular corda, divididos em séries por tempo como em uma luta o chamados round, que varia dependendo do preparo físico de cada praticante.
Quem está com condicionamento físico melhor, faz mais tempo de aquecimento e treina em ritmo mais intenso. Com o corpo já aquecido, começa a etapa da escolinha, rounds de sombra em frente a espelhos para correção dos movimentos dos golpes e esquivas; aparelhos como teto-solo, saco de areia e punchingball fazem parte da parte principal, essa etapa serve para corrigir a postura e treinar os golpes. A posição correta para o boxe é sempre com a perna do lado não-dominante á frente com joelhos levemente flexionados, perna do lado dominante levemente afastada mantendo uma base, como se diz bem “plantado”, o cotovelo do braço não-dominante flexionado em quase 90º, em relação ao solo, protegendo o rosto, cotovelo do braço dominante também em 90º, porém um braço levemente á frente do outro; o "saltitar", chamado jogo de pernas, ajuda a manter o corpo aquecido, a analisar o adversário e a calcular a distância e a força a ser aplicada para que o golpe seja eficaz. O boxe praticado com um adversário é mais completo porque melhora o reflexo, a agilidade, coordenação motora, noção de distância e de força. A guarda sempre alta e fechada faz parte do método Jofre-Boxe, criado para proteger-se dos golpes do adversário e desenvolvido para treinar pugilistas, atualmente é utilizado em praticantes que desejam apenas condicionamento físico e qualidade de vida. Podendo ser praticado por qualquer pessoa, independente do condicionamento físico, idade, sexo, religião, desde que orientado por profissionais capacitados, para que possa aproveitar tudo de bom que o Boxe irá proporcionar.
James Tonelli - Técnico de Boxe

Nenhum comentário:

Postar um comentário