sexta-feira, 19 de junho de 2009

Natação X Qualidade de vida

Os quatro nados culturalmente conhecidos (borboleta, peito, costas e crawl), não foram criados para a estética nem para a qualidade de vida, foram criados para nos deslocarmos de um ponto “A” á um ponto “B” da maneira mais rápida possível.
Em virtude disso, nós profissionais de Educação Física devemos encontrar alternativas para trabalharmos exercícios de forma que a qualidade de vida e a estética estejam em primeiro plano, de que forma fazemos isso? Buscamos exercícios alternativos que treinem essas pessoas, não só no aspecto da habilidade natatória, mas também os aspectos da resistência muscular, resistência cardiorespiratória, força muscular, equilíbrio e a saúde.
As avaliações físicas são importantes para que o profissional de educação física mensure as reais capacidades físicas dos alunos e possa com isso desenvolver estratégias para atingir os objetivos dos alunos em curto, médio ou longo prazo de acordo com o objetivo de cada um dos alunos.
A assiduidade do aluno também é um dos aspectos mais importantes, pois não adiantaria desenvolver estratégias para atingir metas, se não há uma colaboração por parte do praticante, uma vez que os benefícios serão potencializados quando o treino é executado corretamente.
Atividade física não tem contra indicação quando praticada com acompanhamento de um profissional de educação física, o corpo humano precisa exercitar-se para a prevenção, reabilitação e manutenção da saúde, seja ela física, mental ou espiritualmente.

Professor James Tonelli CREF4/SP 055783-G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário